março 10, 2005
Nasceu o Wikinews em português

Esteve para se chamar Wikinotícias, mas ficou com o nome original. Nasceu sexta-feira, 04 de Março, o Wikinews em português, depois de uma breve experiência iniciada em 19 de Fevereiro.

A informação chegou-me por e-mail enviado pelo mentor do projecto, Osvaldo Gago. Deixo em Mais... os dados mais relevantes sobre este projecto de jornalismo comunitário em língua portuguesa.

O que é o pt.wikinews?
Wikinews é uma fonte de notícias de conteúdo livre. Permite que qualquer pessoa relate notícias entre uma grande variedade de assuntos. A sua missão é criar um ambiente diversificado onde cidadãos jornalistas possam relatar as notícias sobre eventos actuais.

Além de leitor, jornalista:
A comunidade Wikinews considera que ser wikijornalista é um acto de cidadania, e está empenhada em criar uma fonte de notícias acessível a todos, quer em em termos de leitura, quer em termos de escrita.

Muito importante:
O Wikinews não é um espaço de opinião ou debate sobre as notícias, é um espaço de construção de notícias. Todas as notícias devem limitar-se aos factos ou apresentar de forma imparcial todos os pontos de vista sobre a notícia, sem considerar nenhum correcto ou incorrecto.

Curiosidades sobre o pt.wikinews:
O Wikinews é mais um projecto da Wikimedia Foundation, fundação responsável pela Wikipedia a maior encliclopédia livre existente (491.000 artigos!). Neste momento já existem versões do Wikinews em 10 línguas, entre as quais o Português.

A versão Portuguesa do Wikinews foi lançada como ferramenta de trabalho a 19 de Fevereiro de 2005, sendo publicadas as primeiras notícias no dia 4 de Março. Voluntários de Portugal e do Brasil colaboram na elaboração de textos, revisão, desenho do sítio e deliberações sobre as suas formas de funcionamento.

Como funciona?
Acesso livre sem restrições – O acesso ao conteúdo Wikinews não depende do pagamento de qualquer quota ou do fornecimento de quaisquer dados pessoais, nem mesmo do endereço e-mail.

Sem publicidade – O Wikinews depende unicamente de donativos anónimos, pelo que qualquer pessoa pode doar.

Voluntariado livre – Qualquer pessoa pode ajudar a criar ou a melhorar um artigo – qualquer artigo. Estas tarefas são realizadas em regime de voluntariado não remunerado.

Democracia - Todos iguais, cada voluntário um voto. Os voluntários organizam-se completamente segundo os princípios da democracia. Todas as decisões e a eleição dos administradores podem ser participadas por qualquer voluntário.

Publicado por Fernando Zamith a 10 março, 2005 00:13
Comentários

Olá.

Uma pequena, mas importante correcção. Não sou "mentor do projecto", sou simplesmente mais um dos seus editores voluntários... Nem sequer sou o editor mais activo.

Osvaldo Gago

Publicado por: OsvaldoGago a março 10, 2005 03:21 PM
Envie um comentário
Nome:


Correio Electrónico:


URL:


Comentário:


Recordar informação?