fevereiro 24, 2012
TEJ I - Online: Programa

À atenção dos estudantes do 1.º ano (ver Mais...).

TÉCNICAS DE EXPRESSÃO JORNALÍSTICA/ONLINE
PROGRAMA 1.º ANO (2011-2012)

Objetivo geral do 1º ano: O aluno deve ficar a conhecer a teoria básica ligada ao jornalismo na Net e a dominar as principais ferramentas da rede para fins jornalísticos

Objetivo geral do 2º ano: O aluno deve ficar a conhecer bem a realidade do jornalismo que é “praticado” na Internet (incluindo o jornalismo participativo, os blogues, etc.)

Objetivo geral do 3º ano: O aluno deve ficar a conhecer o “estado da arte” do ciberjornalismo (incluindo as técnicas de redação ciberjornalística) e a concretizá-lo, nomeadamente através da realização de trabalhos multimédia


Programa 1.º Ano:


1. A INTERNET
1.1. Enquadramento histórico e evolução
1.2. Modelos de comunicação
1.3. Comunidades virtuais e cibercultura
1.4. Novas ferramentas (RSS, wikis, podcasting, tagging, etc.)

2. JORNALISMO ONLINE
2.1. Origem e desenvolvimento
2.2. Noções de Jornalismo Assistido por Computador
2.3. Técnicas de pesquisa online
2.4. Questões técnicas, éticas e legais

3. CIBERJORNALISMO
3.1. Origem, desenvolvimento, conceitos
3.2. Os novos jornalistas
3.3. Narrativa hipermédia
3.4. Desafios de novas modalidades


Métodos de ensino:

Enquadramento teórico e realização de exercícios práticos

Regime de avaliação:

Avaliação contínua (30%); trabalho sobre mailing lists/newsletters (10%); trabalho sobre delicious (10%); exame (50%)


BIBLIOGRAFIA:

* BASTOS, Helder (2011) Ciberjornalistas em Portugal: Práticas, Papéis e Ética. Lisboa: Livros Horizonte.

BASTOS, Helder (2010) Origens e Evolução do Ciberjornalismo em Portugal: Os Primeiros Quinze Anos (1995-2010). Porto: Edições Afrontamento.

BASTOS, Helder (2000) Jornalismo Electrónico - Internet e Reconfiguração de Práticas nas Redacções. Coimbra: Minerva Editora.

* CANAVILHAS, João (2008) Webnoticia: Propuesta de Modelo Periodístico Para La WWW. Covilhã: Livros Labcom.
(http://www.livroslabcom.ubi.pt/sinopse/canavilhas-webnoticia.html)

DÍAZ NOCI, Javier, e SALAVERRÍA, Ramón (2003) Manual de Redacción Ciberperiodística. Ariel Comunicación.

FIDALGO, António, e SERRA, Paulo (orgs.) (2003) Jornalismo Online. Covilhã: Universidade da Beira Interior.

FIDLER, Roger (1997) Mediamorphosis: Understanding New Media. Sage Publications.

FOUST, J. C. (2005) Online Journalism – Principles and Practices of News for the Web, Scottsdale: Holcomb Hathaway.

FRIEND, C. & SINGER, J. B. (2007) Online Journalism Ethics – Traditions and Transitions, Armonk/London: M. E. Sharpe.

GILLMOR, Dan (2005) Nós, Os Media. Lisboa: Editorial Presença.
(http://www.oreilly.com/catalog/wemedia/book/index.csp)

KAWAMOTO, K. (ed.) (2003) Digital Journalism: Emerging Media and the Changing Horizons of Journalism, Lanham: Rowman & Littlefield Publishers.

LÉVY, Pierre (2000) Cibercultura. Instituto Piaget.

PARRA VALCARCE, D. & ÁLVAREZ MARCOS, J. (2004), Ciberperiodismo. Madrid: Editorial Sintesis.

PAVLIK, John V. (2001) Journalism and New Media. Columbia University Press.

QUINN, S. (2005) Convergent Journalism – The Fundamentals of Multimedia Reporting. New York: Peter Lang Publishing.

QUINN, S. & Lamble S. (2008) Online Newsgathering – Research and Reporting for Journalism. Burlington: Focal Press/Elsevier.

* SALAVERRÍA, Ramón (2005) Redacción Periodística en Internet. Eunsa.

STOVALL, James Glen (2004) Web Journalism: Practice and Promise of a New Medium. Boston: Pearson Education.

TORRES, María Bella Palomo (2004) El periodista on line: de la revolución a la evolución. Sevilla: Comunicación Social Ediciones y Publicaciones.

WARD, Mike (2002) Journalism Online. Woburn: Focal Press.

* ZAMITH, Fernando (2008) Ciberjornalismo - As potencialidades da Internet nos sites noticiosos portugueses. Porto: Edições Afrontamento.


WEBGRAFIA:

* ALEXANDER, Jan & TATE, Marsha Ann (1996-2005) How to recognize a news web page.

BARBOSA, Elisabete (2001) Interactividade: A grande promessa do jornalismo online.

BASTOS, Helder (2008) Ciberjornalistas portugueses: Das práticas às questões de ética.

* BASTOS, Helder (2005) Ciberjornalismo e narrativa hipermédia.

* BRIGGS, Mark (2007) Jornalismo 2.0: Como sobreviver e prosperar.

* CANAVILHAS, João (2006) Webjornalismo: Da pirâmide invertida à pirâmide deitada.

DEUZE, M. (2008) The Professional Identity of Journalists in the Context of Convergence Culture.

DUBE, Jonathan (2000) A Dozen Online Writing Tips.

GRADIM, Anabela (2002) Os géneros e a convergência: O jornalista multimédia do século XXI.

GRANADO, António (1999) Fiabilidade da informação online.

GORDON, Rich (2003) Convergence Defined.

KRAMER, Staci (2004) Journos and Bloggers: Can Both Survive?.

LASICA, J. D. (2002) The Promise of the Daily Me.

NUNES, Ricardo (2005) Notícia digital: Processos de construção.

OUTING, Steve (2005) The 11 Layers of Citizen Journalism.

OUTING, Steve (2004) What Bloggers Can Learn From Journalists.

OUTING, Steve (2004) What Journalists Can Learn From Bloggers.

ROSEN, J. (2006) The People Formerly Known as the Audience.

ROSENSTIEL, Tom (2011) Five myths about the future of journalism.

ZAMITH, Fernando (2011) A contextualização no ciberjornalismo.

ZAMITH, Fernando (2007) Jeff Jarvis: Jornalistas e cidadãos devem trabalhar em rede.

* ZAMITH, Fernando (2006/2010) Livro de Estilo do JornalismoPortoNet.

* ZAMITH, Fernando (2005) Pirâmide invertida na cibernotícia: A resistência de uma técnica centenária.

* Leitura recomendada (as restantes referências são sugestões de consulta/leitura para aprofundamento de temas)


TRABALHO SOBRE MAILING LISTS E/OU NEWSLETTERS

Objetivos: Criar hábitos de inscrição em mailing lists e de subscrição de newsletters, e tomar consciência da importância que as mesmas podem ter como fontes de informação para jornalistas.

Tarefa 1: Adicionar um endereço de e-mail a três listas de correio eletrónico (mailing lists) e/ou subscrever três boletins/newsletters sobre um mesmo tema em três sites não noticiosos de potencial interesse jornalístico.

Tarefa 2: Elaborar e entregar um relatório de 40 a 50 linhas (duas páginas A4) com uma análise comparativa dos e-mails enviados pelas três fontes, focando, nomeadamente, a regularidade, atualidade, fiabilidade, rigor, organização, utilidade e relevância da informação recebida.

Advertência: Não subscrever sites comerciais (não têm interesse jornalístico e “encharcam” a caixa de correio com mails indesejados).

Sugestão 1: Subscrever de início cinco ou seis newsletters ou mailing lists (provavelmente, algumas estarão desativadas) e escolher três ao fim das primeiras semanas.

Sugestão 2: Substituir tema se ao fim das primeiras semanas a informação recebida for demasiado escassa.

Prazo de entrega: 25/05/2012


TRABALHO SOBRE DELICIOUS

Objetivos: Criar hábitos de organização de “favoritos” e tomar consciência da importância do tagging para uma rápida procura e um criterioso arquivo de informação disponível na Internet.

Tarefa: Criar uma conta em http://delicious.com (com identificação clara do autor) e colocar lá um mínimo de 30 páginas “favoritas”, cinco em cada uma destas seis tags: política; economia; desporto; cultura; media; tecnologia. Um dos sites guardados na conta terá de ser o http://jpn.icicom.up.pt, ao qual terá de ser atribuída (entre outras) a tag tej2012.

Prazo de conclusão: 04/05/2012

Publicado por Fernando Zamith a 24 fevereiro, 2012 10:14
Comentários
Envie um comentário
Nome:


Correio Electrónico:


URL:


Comentário:


Recordar informação?